quinta-feira, 17 de julho de 2008

Política Conheça o perfil dos candidatos paraibanos


O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta quinta-feira (17) um balanço preliminar sobre o perfil do eleitorado brasileiro nas eleições municipais desde ano. Na Paraíba, já foram computados 9.547 candidaturas, sendo que 551 para prefeito, 549 para vice-prefeito e 8.447 para vereador. Em sua maioria eles são casados, têm entre 35 e 59 anos, e têm ensino médio completo (apesar de que também é grande o número de candidatos com baixa escolaridade).

Dos registros já computados pelo TSE, 12 pessoas são analfabetas, 1.844 têm apenas o ensino fundamental, 3.399 têm ensino médio e 1.835 têm curso superior. 2.457 pessoas não informaram o nível de escolaridade. É importante lembrar que, de acordo com a legislação eleitoral, a pessoa precisa ser alfabetizado para poder concorrer a algum cargo eletivo, de forma que estes 12 analfabetos devem ter suas candidaturas impugnadas pela justiça eleitoral.

No que diz respeito à ocupação dos postulantes aos cargos eletivos, a profissão de agricultor é a mais comum entre candidatos a vereador (1.940) e a vice-prefeito (78). No caso dos candidatos a prefeito, a profissão mais declarada foi a de médico e comerciante (48 cada).

Entre os candidatos a vereadores que já são vereadores, este número chega a 819. Outros 18 saem agora para tentar ser prefeito e 43 tentam ser vice-prefeito. Ainda falando de candidatos que já ocupam cargos eletivos, 79 prefeitos e cinco deputados serão candidatos a prefeitos.

Outro dado interessante é na quantidade de estudantes que são candidatos a vereador em João Pessoa: 336 candidatos, que ocupam a quinta profissão mais comum entre os postulantes a uma vaga em câmaras municipais.

Nenhum comentário: